Como evitar acidentes nas estradas

Matéria publicada em Novembro de 2014
Matéria publicada em Novembro de 2014

No Brasil, mais de 60% das cargas são transportadas no sistema rodoviário. Os acidentes ocorridos nas estradas brasileiras causa, além das perdas para as pessoas envolvidas, prejuízos à transportadoras e clientes, além de o país subir no ranking de tragédias causadas por falhas humanas.

Segundo pesquisa divulgada no Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro, 35% dos acidentes nas estradas ocorrem por falta de atenção. Outra pesquisa, realizada pela Associação de Gestão de Despesas e Veículos (Agev), mostra que os prejuízos causados por acidentes de trânsito envolvendo caminhões são 12 vezes maiores do que os causados por roubo de cargas.

Imprudência e cansaço na direção são fatores que podem causar acidentes. Para evitar acidentes e dirigir com segurança, é preciso sempre respeitar as sinalizações e os limites de velocidade. Preste atenção também na presença de animais na pista. Nestes casos, reduza a velocidade e evite buzinar ou ligar o farol alto, para não assustá-los.

Confira outras medidas de segurança nas estradas:
– Nunca use o pisca alerta com o carro em movimento. O motorista de trás pensará que você está parado, tentará desviar e poderá provocar um acidente.
– Não pare na pista. De preferência, não pare nem no acostamento.
– Se precisar parar na rodovia, ligue o pisca alerta, sinalize 100 metros antes e tire todo mundo do veículo, mesmo que esteja frio ou chovendo.
– Verifique se a ventilação interna está funcionando. Caso contrário, mantenha aberta uma janela para evitar o embaçamento interno dos vidros.
– Evite freadas bruscas, pois o chão pode estar escorregadio e há o risco de colisão traseira.

– Se a neblina for muito espessa, procure um local seguro para parar, como um posto de serviço. Nunca pare no acostamento.

Fonte: Na Boléia

Your Comment: